Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Descubra os benefícios da semente de girassol, que serve para aliviar estresse, combater câncer e mais

Além de serem baratas e encontradas com relativa facilidade em mercados e lojas de produtos a granel, as sementes de girassol são ricas em nutrientes que fazem bem para o funcionamento do organismo. É possível adicionar a semente de girassol em pratos e receitas, como pães e bolos, comer ela crua ou torrada e também usufruir de seus benefícios por meio da utilização do óleo de girassol, extraído a partir das sementes. Estão entre as propriedades da semente de girassol o poder hidratante, a prevenção de infecções em bebês e o combate ao câncer.

Benefícios da semente de girassol

Alivia o estresse

Por conterem magnésio, as sementes de girassol acalmam, aliviam estresse e enxaquecas. Além disso, as sementes também contêm triptofano e colina, que ajudam no combate à ansiedade e à depressão. A colina também melhora a função cerebral e auxilia a memória.

Magnésio: o que é e para que serve?

Combate o câncer

A semente de girassol tem selênio. Essa substância previne câncer, aumentando a reparação do DNA e impedindo a multiplicação de células cancerosas. O óleo de girassol também é rico em carotenoides que ajudam no controle de danos celulares. Isso evita o risco de desenvolvimento de cânceres de pulmão, de pele e de útero.

Reduz o risco de infecções em bebês

A semente de girassol reduz o risco de infecção em lactantes e previne distúrbios como o parto prematuro e baixo peso ao nascer. Bebês prematuros têm mais chances de desenvolverem infecções por conta de seus órgãos subdesenvolvidos.

Previne o envelhecimento precoce

A vitamina E presente nas sementes de girassol ajuda na prevenção dos danos dos radicais livres à pele e danos causados pelo sol, além de melhorar a aparência de cicatrizes e rugas. O betacaroteno presente na semente de girassol torna a pele menos sensível ao sol. Outros antioxidantes presentes protegem a pele de danos ambientais, evitando sinais de envelhecimento.

Tem propriedade hidratante

O óleo de semente de girassol age como hidratante natural.

Previne a perda de cabelo

As sementes de girassol contêm vitamina B6, que previne a perda de cabelo. Isso porque aumenta o suprimento de oxigênio para o couro cabeludo.

Estimula o crescimento de cabelo

Por conter zinco, a semente de girassol promove o crescimento do cabelo. A vitamina E também estimula o crescimento do cabelo, pois aumenta a circulação sanguínea para o couro cabeludo. Porém, ela deve ser consumida com moderação – o excesso de zinco e vitamina E pode causar perda de cabelo.

Hidrata o cabelo

O óleo de semente de girassol possui ácidos graxos ômega 6, que evitam o desgaste do cabelo. Isso o torna um hidratante natural.

Protege a pele

A vitamina E presente nas sementes de girassol também ajuda a proteger a pele dos raios ultravioletas prejudiciais e proporciona uma pele brilhante e jovem.

Ajuda na manutenção da pele

O cobre presente na semente de girassol lhe confere a propriedade de manter a pele saudável e protegida contra os raios ultravioletas.

Combate acne e problemas de pele

O óleo de semente de girassol possui ácidos graxos essenciais, como os ácidos linoleico, palmítico, esteárico e oleico. Eles estimulam a formação de colágeno e elastina, tornando a pele macia e suave. Os ácidos graxos têm propriedades antibacterianas que protegem a pele de bactérias. Como resultado, a ocorrência de acne diminui. O óleo de semente de girassol pode aliviar eczemas e dermatite, protege também a pele de bebês nascidos prematuramente, reduzindo os riscos de infecção de pele.

Previne danos de radicais livres

A vitamina E presente na semente de girassol é um antioxidante solúvel em gordura, que neutraliza os radicais livres e os impede de danificarem as células cerebrais, as membranas celulares e o colesterol – ajuda também a manter a circulação sanguínea e a produção de glóbulos vermelhos.

Promove a formação de células

O girassol contém ácido fólico, essencial para a produção de um novo DNA, que é necessário para a formação de novas células. É por esse motivo que o consumo da semente e do óleo de girassol é muito recomendado para mulheres grávidas.

Previne artrite

O óleo de semente de girassol reduz os sintomas da artrite, além de prevenir e ajudar no tratamento da artrite reumatoide.

Previne asma

A semente de girassol ajuda a prevenir a asma e sintomas relacionados.

Previne catarata

Por ser rica em carotenoides, a semente de girassol auxilia na prevenção de cataratas. O óleo contém vitamina A, que ajuda na saúde ocular.

Previne osteoporose

As sementes de girassol são uma fonte proteínas que ajudam na reparação do tecido muscular e auxiliam em várias funções enzimáticas do corpo. A proteína também é essencial para o desenvolvimento ósseo e, por conta disso, previne a osteoporose, ajudando no desenvolvimento adequado da matriz óssea, auxiliando na força óssea.

Ajuda na digestão

Por conter um alto teor de fibras dietéticas, a semente de girassol crua pode ajudar na digestão e curar a constipação.

Previne doenças cardiovasculares

A vitamina C, presente nas sementes de girassol, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e a vitamina E impede que os radicais livres oxidem o colesterol. Se oxidado, o colesterol adere às paredes dos vasos sanguíneos e provoca aterosclerose, que pode levar a ataques cardíacos, artérias bloqueadas ou AVC.

Reduz o colesterol

A semente de girassol tem um alto teor de fitoesteróis, fibras e compostos que reduzem os níveis de colesterol.

Alivia a congestão no peito

A semente de girassol serve como remédio natural para ter alívio da congestão do peito.

Produz energia

As sementes de girassol contêm a vitamina B1, que estimula os catalisadores celulares ou enzimas para reações químicas, sendo requerido pelo corpo para derivar energia dos alimentos. O girassol contém cobre, que ajuda na produção de energia celular.

Mantem o sistema imunológico saudável

Por conter zinco, as sementes de girassol ajudam a manter o sistema imunológico saudável, sendo úteis também na cicatrização de feridas. Além disso, elas mantêm os sentidos olfativo e degustativo afiados.

Mantem o sistema digestivo saudável

A semente de girassol contém vitaminas B, que são essenciais para um sistema digestivo saudável e para a produção de energia.

Relaxa os nervos

Por conter magnésio, as sementes de girassol fazem com que os nervos fiquem relaxados.

É fonte de antioxidantes

Antioxidantes como o selênio e a vitamina E estão presentes na semente de girassol, o que permite que uma de suas propriedades seja impedir ou limitar o dano oxidativo às células, protegendo de doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais