Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Embasada em informações relevantes a respeito da situação infantil, publicação é destinada a pais e educadores

Uma publicação lançada no dia 31 de outubro, em Brasília, pode ajudar a evitar a adoção de práticas consumistas pelas crianças. “Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade”, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Instituto Alana, é direcionado a pais e educadores e traz informações bem embasadas e relevantes sobre fatores que podem gerar consumismo em crianças. Entre eles, o fato de que o público infantil passa mais de cinco horas por dia na frente da televisão, de acordo com dados do IBOPE; e que 64% de todos os anúncios veiculados nas emissoras de tevê, monitoradas às vésperas do Dia das Crianças de 2011, foram direcionados ao público infantil (Alana/UFES).

Amplamente ilustrado e com diversos tópicos que orientam pais e professores, a publicação é o terceiro volume da série Cadernos de Consumo Sustentável, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente. O novo volume, voltado às sugestões de práticas e atitudes para os responsáveis pelos pequenos, incentiva medidas como o consumo de lanches mais saudáveis, feitos em casa, que geram menos lixos e descarte de embalagens; a prática da troca de brinquedos em vez da compra de novos e propõe aos adultos que reflitam junto com as crianças sobre o ato da compra.

A ideia da publicação surgiu no final de 2011, depois do MMA solicitar contribuições do Alana para a elaboração do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, o PPCS. Durante 2013, o Ministério da Educação deverá distribuir 70 mil exemplares da obra; o Ministério do Meio Ambiente, 10 mil, e a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), mais 15 mil em todo o território brasileiro.

Ficou curioso? Baixe aqui a publicação gratuitamente.

Fonte: Instituto Akatu

Veja também:
Fumantes que jogarem bituca no chão poderão ser multados em Curitiba
Resíduos da construção civil terão plano específico de descarte com a PNRS


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais