Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) busca compreender as mudanças climáticas em curso e conta com cientistas e especialistas do mundo todo

Criado em 1988 pela Organização Mundial de Meteorologia (WMO) e pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP), o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é um órgão científico sob os cuidados das Nações Unidas (ONU). Ele não conduz pesquisas ou coleta dados, mas analisa as informações científicas, técnicas e socioeconômicas mundiais, para compreender as mudanças climáticas, e produz relatórios especiais sobre o tema de tempos em tempos.

O que é IPCC e qual a sua função?

Como o IPCC é um painel intergovernamental, ele está aberto a todos os países membros da ONU e da Organização Mundial de Meteorologia. Ele possui atualmente 195 países inscritos. Assim, ele recebe a contribuição voluntária de cientistas de todo o mundo, para participarem como revisores, autores e contribuidores na elaboração dos relatórios.

Essas pesquisas submetidas pelos cientistas podem ser aceitas, adotadas e aprovadas após análise e revisão. Isso acontece a fim de criar uma balanceada e rigorosa base de dados científicos sobre a mudança do clima.

Quais são os três grupos do IPCC?

A estrutura do IPCC é dividida em cinco partes. Enquanto as principais decisões são tomadas por uma assembleia de representantes dos governos, as revisões e relatórios do IPCC são efetuados por três grupos de trabalho.

  • O “Grupo de Trabalho I” é responsável pela “base física e científica da mudança do clima”;
  • “Grupo de Trabalho II” se ocupa do “impacto da mudança de clima, adaptação e vulnerabilidade”; e
  • “Grupo de Trabalho III” analisa a “mitigação das mudanças climáticas”. 

Além desses três grupos, há ainda a “Força Tarefa de Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa”, que desenvolve e define uma metodologia para calcular e reportar a emissão dos gases de efeito estufa.

Desmaterialização
Imagem de Marek Piwnicki no Unsplash

Relatórios do IPCC

Para produzir seus relatórios, o IPCC conta com a contribuição de inúmeros cientistas e especialistas. Enquanto alguns desenvolvem, outros revisam o relatório do IPCC. Em 2007, foi publicado o relatório “Mudança Climática 2007”, o Quarto Relatório de Avaliação (AR4). Ele está disponível em quatro partes:

  • “A Base Física Científica”;
  • “Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade”;
  • “Mitigação da Mudança Climática”; e
  • Relatório de Síntese AR4.

O Quinto Relatório de Avaliação (IR5) do IPCC também foi publicado em quatro partes, sendo que a última delas, uma síntese geral, saiu em 2014. Segundo o IPCC, a principal causa do aquecimento presente é a emissão de gases estufa pelas atividades humanas, com destaque para a emissão de gás carbônico.

O Sexto Relatório (AR6) do IPCC, publicado em 2023, relata as consequências do aumento de gases do efeito estufa ao redor do mundo e destaca a urgência de tomarmos atitudes eficazes contra as mudanças climáticas. Ele também revela que, em alguns lugares, os impactos ambientais são tão graves que é impossível se adaptar a eles. Isso porque os impactos da crise climática estão mais severos do que se esperava. Assim, o relatório destaca a importância do fim do uso de combustíveis fósseis e implantação de medidas de adaptação.

Quais os principais alertas que o IPCC faz em seu relatório?

No Sexto Relatório, alertou-se que as respostas atuais para o aumento da temperatura média do planeta são inadequadas. Também evidenciou-se a escassez de financiamento às iniciativas de combate às mudanças climáticas. Além disso, destacou-se a importância de ações que podem ser tomadas pelos setores de energia, agricultura e transporte. Da mesma forma, foi mencionada a importância das mudanças de hábitos de consumo e estilo de vida dos indivíduos.

No intervalo entre os relatórios, o IPCC já produziu relatórios especiais, como o intitulado “O oceano e a criosfera em um clima em mudança“. Além disso, também foram produzidos relatórios metodológicos. Estes últimos definem ou refinam metodologias para realizar o inventário de gases do efeito estufa.

Qual foi o último relatório do IPCC?

O website do IPCC possui todas as informações disponíveis até agora sobre os relatórios já feitos, o próximo relatório e os relatórios especiais que estão em andamento.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais