Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Redução da emissão de lixo para aterros e reaproveitamento de resíduos são algumas das medidas adotadas

Em uma enquete feita pelo portal do governo da Bahia aponta a cidade de Florianópolis como sendo a primeira a adotar o conceito Lixo zero do mundo. Com 49% dos votos, Florianópolis ultrapassou cidades como Canberra, na Austrália, que ficou com 27,5% e Liverpool, na Inglaterra, com 15,7%.

Para Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo Ambiental, Florianópolis vem se destacando por propor alternativas sustentáveis, com o objetivo de reduzir e eliminar o desperdício de materiais e a produção de lixo.

Hoje a empresa Novociclo Ambiental líder em gestão de resíduos sólidos, presta serviços a condomínios, atende empresas e administrações municipais. Desde março de 2010, administra o Espaço Recicle – localizado no Parque de Coqueiros, em Florianópolis – um posto de coleta de material que atende a comunidade da região, recebendo cerca de 12 toneladas de resíduos por mês. A iniciativa, que já conta com a participação de aproximadamente 6.000 pessoas e utiliza sistema de pontos para recompensar os participantes, já é referência nacional e internacional.

Sobre o Conceito Lixo Zero

O conceito Lixo Zero tem como principal objetivo o reaproveitamento de resíduos e a redução – ou mesmo o fim – da emissão de lixo para os aterros sanitários. Prevê que materiais que muitas vezes são descartados no lixo comum ou levados para reciclagem sujos e misturados, dificultando seu reaproveitamento, sejam encaminhados para usinas e fábricas que os utilizam como matéria prima.

Entre os materiais reaproveitáveis estão: embalagens de papel, plástico, tetrapak, latas de alumínio, garrafas e óleo de cozinha. Até mesmo o lixo orgânico pode ser reaproveitado através de compostagem.

E, para evitar que o meio ambiente seja contaminado por substâncias perigosas, materiais tóxicos ou não reaproveitáveis devem ser encaminhados a indústrias especializadas em destiná-los corretamente. É o caso de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.

“O não reaproveitamento de resíduos traz além de problemas ambientais, prejuízos financeiros”, explica Kalil Graef, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil. Hoje Só o Município de Florianópolis gasta R$ 3,5 milhões para enviar o lixo produzido na cidade ao aterro sanitário localizado no município vizinho, Biguaçu. “ Estamos trabalhando para que Florianópolis não tenha mais lixo para encaminhar aos aterros”, disse Kalil.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais