Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Responsável por tecnologia de minhocário afirma que carnes podem ser ingeridas por animais para não serem destinadas no lixo comum

A compostagem caseira, como a eCycle já mostrou (veja a entrevista), é uma ótima solução para a transformação de resíduos orgânicos em húmus. As composteiras ou minhocários, produtos que estão sendo difundidos no mercado nos últimos meses, fazem com que resíduos como cascas, frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovo não vão parar em lixões desnecessariamente, causando problemas ambientais. No entanto, uma pergunta que fica é: o que fazer com restos de carne? Veja mais sobre a compostagem no nosso Guia.

De acordo com Cesar Danna, do site de soluções para resíduos orgânicos Minhocasa, um dos responsáveis por trazer a tecnologia da composteira para o Brasil, nenhum tipo de carne pode ser colocado na composteira. Há a possibilidade de ocorrer um desequilíbrio químico, o que ocasionaria mau cheiro e a compostagem não será efetiva.

Danna dá uma solução inusitada para os restos de comida que não podem entrar no minhocário, como carne, peixe e frango. “A recomendação para quem tem cachorro em casa,é destinar a eles esses resíduos ou parte deles. Se voltarmos alguns anos atrás, quando ainda não existia rações prontas, nossos animais domésticos comiam as nossas sobras e viviam saudáveis e ativos, não é mesmo?”, diz.

No entanto, tome cuidado para separar a carne do osso, já que dependendo do osso, ele pode fazer mal para o animal quando ingerido. Alguns temperos também devem ser evitados na comida dos animais, já que podem prejudicar os bichinhos. Saiba mais nas matérias:

gato e cachorro
Quais alimentos podem ser prejudiciais aos animais de estimação?
Alimentos proibidos para cães e gatos
Alimentos proibidos para cães e gatos

Se você não quiser dar esse tipo de alimentação ao seu animal ou se você simplesmente não tem um animal de estimação, a solução é a destinação na parte de lixo orgânico da coleta seletiva.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais