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Modelo segue linha utilizada na Europa e quer evitar o despejo irresponsável de resíduos no mar

Navios cargueiros comumente descartam o lixo produzido ao longo das viagens no mar. Os resíduos, se guardados e destinados corretamente em terra, poderiam servir até para produzir energia.

A medida é estudada pela Secretaria Especial de Portos (SEP), ligada ao Ministério dos Transportes, dentro do Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos e Efluentes, que avaliará experiências internacionais na questão, como desconto em taxas, prática adotada na Bélgica.

Marcos Freitas, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), coordenador do programa, busca uma saída sustentável. “Podemos ter os portos como autogeradores de energia a partir deste lixo”, diz. A saída mais eficaz seria a construção de usinas energéticas que usariam o lixo como combustível. O programa é uma parceria da SEP com 12 universidades federais e vai custar R$ 125 milhões.

“No porto da Antuérpia, o país dá desconto na taxa de ancoragem para navios que deixam o lixo lá”, afirma Antônio Ferreira, diretor Revitalização e Modernização da SEP.

A vantagem com a “compra” é ter maior controle ambiental dos descartes de resíduos sólidos e efluentes.

Além do lixo dos navios, resíduos de operações, como os grãos, precisam de solução, /segundo o diretor da SEP, porque ajudam na proliferação de pombos, ratos e mosquitos nas cidades portuárias.

“Com a oportunidade financeira, os navios serão motivados a depositar o seu lixo nos portos para tratamento, afirma Antonio.

Fonte: http://www.ecofaxina.blogspot.com/


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