Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba como contribuir com os órgãos de fiscalização ambiental e ajudar o meio ambiente

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) é a agência do governo do Estado de São Paulo responsável pelas fiscalizações ambientais. Ela engloba quase todas as áreas de proteção verde do Estado e foi reformulada em 2009 para agir diretamente com o público e modernizar o antigo modelo de secretarias. O atendimento é gratuito e sua equipe está preparada para atender quase todo o tipo de problema ambiental, desde acidentes na estrada até descarte inadequado de lixo. Por essa razão é importante ter o número 0800-113560 sempre ao alcance e não deixar barato alguns absurdos presenciados, quem não está no Estado de São Paulo pode usar a linha verde do Ibama e fazer sua denúncia. Conheça alguns casos:

Poluição por veículos

Não há quem não tenha visto um ônibus ou caminhão soltando nuvens de fumaça preta por todos os lados. Isso acontece quando os veículos estão desregulados e as empresas, responsáveis pelos veículos, são obrigadas por lei a não permitir esse tipo de poluição. O que muita gente não sabe é que é possível fazer algo sobre isso. A CETESB atende chamadas de denúncia no telefone 0800. Porém, esse serviço só serve para motores a Diesel e a queixa precisa ser formalizada com o número da placa, lugar e empresa do veículo irregular. A agência entra em contato com a empresa e marca uma vistoria na frota de transporte.

Lixo irregular

Os serviços de vigilante não param por aí, estamos cansados de ver placas de aviso “favor não jogar lixo” encobertas de entulho, se existe algum estabelecimento que esteja descartando o lixo em local irregular, a CETESB também pode fiscalizar o lugar. Mas atenção! É importante ter certeza de que aquela denúncia é correta.

Água contaminada

Quando sentimos cheiro na água da torneira, principalmente quando se trata de um leve cheiro de gasolina, pode ser sinal de poluição química. Os postos de gasolina, algumas vezes, são os responsáveis por esse tipo de transtorno. A CETESB e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) são responsáveis por esse serviço e tomam medidas na região. Mesmo fora das cidades, as empresas dão assessoria.

Poluição Industrial

Se você mora perto de uma indústria e sente que há alguma irregularidade, tanto nas chaminés quanto na água, mais uma vez a CETESB pode verificar se existe irregularidade no lugar.

Acidentes com produtos químicos

Na estrada, se caso veja um acidente envolvendo carga química, é muito importante manter distância do lugar e ligar o mais rápido possível para a CETESB e para a Polícia Rodoviária.

Bom, deu para ter uma ideia do quanto podemos fazer com apenas um número- 0800-113560. Guarde na agenda do celular e não deixe de ligar!

Mas atenção: esse número só vale para o Estado de São Paulo. Para outras regiões informe-se com o Ibama. Nossa equipe está aberta para dicas de telefones e instituições fiscalizadoras. Deixe seu comentário e ajude-nos a preservar nosso patrimônio verde.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais