Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Paulínia, sede do evento, quer ser referência em sustentabilidade, tecnologia e entretenimento

Falta pouco! A edição 2011 do festival SWU (Starts With You – Começa Com Você), que será realizado na cidade de Paulínia, a 120 km da cidade de São Paulo, já tem as principais atrações musicais confirmadas para os três dias de shows (12, 13 e 14 de novembro): Black Eyed Peas, Megadeath, Faith No More, Peter Gabriel e Snoop Dogg.

Além dos mais de 70 shows e das 180 mil pessoas esperadas no evento, o SWU também trará à tona discussões a respeito do tema sustentabilidade. As palestras, que ocorrerão no Teatro Municipal de Paulínia, contarão com a lenda do rock Neil Young, que falará sobre carros movidos a biocombustível, e com Bob Geldof, idealizador de concertos beneficentes como o Live Aid, além de nomes como Marina Silva, Laís Bondansky e Gilberto Dimenstein.

No entanto, a sustentabilidade não fica apenas no nível do discurso. A cidade de Paulínia quer se transformar no primeiro Distrito de Sustentabilidade, Tecnologia e Entretenimento do país. Organizar o SWU é um primeiro passo para a obtenção do título. Há planos de fazer com que a cidade conte com captação de energia solar, sistema de refrigeração com tecnologia baseada em água (redução do uso de ar-condicionado), sistema de vácuo para coleta de lixo nas áreas de lazer e cultura, entre outras novidades, cujas implantações estão condicionadas a investimentos que serão feitos nos próximos meses.

Dentro do próprio festival, em 2010, 30 toneladas de lixo foram recicladas (dentre elas, 700 mil latinhas de bebida), mais de oito mil árvores foram plantadas (para compensar as emissões de CO2), dois mil latões de lixo foram distribuídos pelo evento, assim como 29 mil bota-bitucas. As medidas sustentáveis renderam até um relatório de sustentabilidade, orientado pelo GRI (Global Reporting Initiative). Neste ano, as iniciativas para compensar a emissão de CO2 do evento devem ser ainda maiores.

Parceria eCycle SWU

Juntando esforços para promover a sustentabilidade, eCycle e SWU uniram suas ferramentas. A partir de agora, qualquer usuário que entrar na seção “sustentabilize-se” do site do SWU terá acesso a um combo eCycle de busca de postos de reciclagem, além de poder acessar a página de conteúdo do portal.

Para o fundador da eCycle, Onofre de Araújo Neto, “Incentivar iniciativas como o SWU está no gene da eCycle. O alinhamento com a proposta é enorme e a complementaridade da parceria é integral. Ambas as  iniciativas refletem exatamente a questão sobre como o individuo pode fazer bem a sua parte”, afirmou.

O ingresso para o festival custa R$ 675 e mais informações podem ser obtidas pelo site do evento.

Fotos: www.swu.com.br


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais