Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O Dia das Bruxas é uma celebração comum no Hemisfério Norte do planeta, mas que tem ganhado corações no mundo inteiro

O Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween, é um feriado típico da América do Norte e de países que formam o Reino Unido. Apesar de não fazer parte da cultura brasileira, e não ser considerado feriado nacional, a data foi adotada pelo território nacional, que tem sua própria abordagem para a celebração.

Dia das crianças
Dia das crianças: origens e celebração mundial

Por que é comemorado o Dia das Bruxas?

O Dia das Bruxas tem suas origens no povo celta, e na comemoração do festival de Samhain. Não se sabe ao certo como essa celebração começou e nem existem muitos detalhes sobre a sua história, porém o que se sabe é que a festa durava 3 dias (com o início no dia 31 de outubro) e tinha como objetivo agradecer a abundância da colheita do ano.

Na época eram acendidas fogueiras para queimar joio, e manter os espíritos e a peste bubônica longe, ao mesmo tempo que se celebrava o fim da colheita. Em países como a Irlanda e na Escócia a comemoração era conhecida como “Samhain”, porém, em outras localidades como o País de Gales, também podia ser chamada de “Calaan Gaeaf”. Ambos os festivais eram semelhantes porém diversos em alguns pontos.

Por volta do século VIII, a igreja começou a repudiar esses festivais devido ao seu carácter pagão. Logo, o papa Gregório III determinou que no dia primeiro de novembro fosse celebrado o Dia de Todos os Santos. A partir disso surgiu o nome “Halloween” que vem de “all hallows eve”, que em tradução literal fica “véspera do Dia de Todos os Santos”.

Acredita-se que o objetivo de deixar ambas as celebrações tão próximas foi cristianizar o festival pagão, misturando os dois feriados. Isso porque anteriormente o dia dos santos era comemorado em 13 de maio.

O Dia das Bruxas chegou aos Estados Unidos, onde ganhou popularidade, em meados do século XIX, devido ao período da “Grande Fome”, que levou 1 milhão de irlandeses ao país. A população imigrante trouxe sua cultura ao território e contribuiu para construir o feriado que se conhece hoje em dia. 

Quais são as tradições do Dia das Bruxas?

O Dia das Bruxas era cercado de tradições, desde quando ainda era Samhain, que foram se transformando com o tempo e se tornaram as que conhecemos nos dias de hoje. No início o festival era composto por brincadeiras comuns da colheita norte-americana, como usar maçãs para prever o futuro — prática realizada por nativos das ilhas britânicas —  e montar espantalhos com milho.

Outro costume que era comum entre os irlandeses imigrantes era enviar crianças de porta em porta, cantando e fazendo orações pelas almas dos mortos. Em troca, elas recebiam bolos que representavam as almas que haviam sido libertas. Com o tempo essa prática virou a brincadeira do “trick or treat” ou “doçuras ou travessuras”, em que crianças pedem doces para os moradores e caso não recebam realizam uma pegadinha.

Existiam diversas outras tradições, como pedir fazer a leitura de cascas de noz, pescar maçãs com a inicial do futuro amante e puxar a folha de couve ou repolho para descobrir a profissão da pessoa amada. Alguns desses hábitos foram se perdendo com o tempo, dando abertura para novas tradições serem criadas. 

Por que as pessoas se vestem com fantasias no Halloween?

O hábito de se fantasiar no halloween surgiu graças a uma transmissão pela rádio de Guerra do Mundos, do escritor inglês H.G. Wells, em 30 de outubro de 1938. No final da transmissão, o ator Orson Wells, que interpretava um personagem da história, contou aos ouvintes que tudo o que havia se passado no rádio não passava de pegadinha. 

Ele comparou a brincadeira com o ato de se vestir com um lençol e sair na rua para assustar os outros como um fantasma. Prática essa que começou a ser seguida pelas pessoas nas ruas um pouco depois.

Quais são os principais símbolos do Halloween e seus significados?

Um dos grandes símbolos do Dia das Bruxas é a abóbora entalhada com um rosto assustador. Essa tradição surgiu devido a lenda de Jack O’Lantern, que contava a história de um homem que não havia sido aceito nem no céu e nem no inferno, e por isso vagava pelas ruas acendendo luminárias de abóboras. 

Já as bruxas, que dão o nome da data no Brasil, se tornaram um símbolo popular do Halloween por serem associadas à imagem do diabo na época que ainda era comemorado o Samhain. Para além dessas figuras, os vampiros, caveiras, morcegos, monstros, velas e árvores secas também são comumente usados para a decoração de festas de Dia das Bruxas.

O que significa o Halloween no Brasil?

A influência da cultura estadunidense no mundo fez com que o halloween ganhasse popularidade no Brasil, em que ele recebeu um nome mais adequado para o país “Dia das Bruxas”. No território nacional a data não tem tanta força quanto em outros países. O costume de sair para pedir doces não existe, apesar de alguns lugares praticarem.

Os brasileiros encontraram uma forma de celebrar o Dia das Bruxas por meio de festas à fantasia. Nelas as pessoas se reúnem vestidas de personagens assustadores. Em 31 de outubro de 2003 foi promulgado o Projeto de Lei nº 2.762, que reconheceu o dia das bruxas como “Dia do Saci”. 

A comemoração faz referência a uma lenda brasileira sobre um menino de uma perna só que apronta com fazendeiros. O objetivo da data é celebrar o folclore brasileiro e abrir o debate sobre a cultura de nosso país e sua importância.

O que fazer com a bagunça do dia das bruxas?

O Dia das Bruxas não seria o mesmo sem “doces ou travessuras”. Mas o que fazer com aquele monte de embalagem de doce que sobra? Confira algumas dicas de como reaproveitar papéis de bala e manter a magia do feriado na sua casa.

Bracelete de papel de dadinho

Dê uma incrementada no visual de seu filho com um exclusivo bracelete. O resultado final é tão incrível que você não vai acreditar que é tão fácil de fazer. Você só precisa de trinta embalagens de dadinho para embalar essa criação super divertida.

Colagem de papel de bala

Para quem não é fanático por artesanato, provavelmente não sabe o que é a colagem. A técnica nada mais é que colar pequenos recordes em uma superfície, criando estampas divertidas. As pessoas costumam fazer isso em bandejas, mas podemos usar para quase tudo, desde porta lápis até estojo.

Bolsa de doces

Deixe que a fantasia do dia das bruxas viva o ano todo. Com essa bolsinha, seus filhos podem guardar brinquedos, lápis e qualquer coisa que queira.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais