Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Solvatten não precisa de energia elétrica e elimina microorganismos da água em até seis horas apenas com luz solar

Um purificador solar de água desenvolvido na Suécia promete fornecer água potável para toda a população sem acesso ao recurso, cerca de um sexto da população mundial. O Sollvatten utiliza a radiação ultravioleta para eliminar os microrganismos que contaminam a água, podendo purificar até 11 litros em um período de duas a seis horas.

Estima-se que a falta de água potável coloque mais de um bilhão de pessoas em risco de contrair doenças provenientes do consumo de água imprópria. Reconhecendo a crescente urgência dos problemas referentes aos recursos hídricos em todo o planeta, a ONU declarou 2013 o “International Year of Water Cooperation” (Ano Internacional da Cooperação de Água, tradução livre).

O Solvatten está sendo reconhecido como uma inovação potencialmente revolucionária na purificação de água por organizações de tudo o mundo. O design possui dois compartimentos de cinco litros cada com duas faces transparentes. Ao ser exposta ao sol, a água é aquecida a cerca de 55 graus célsius, o suficiente para matar os agentes causadores de doenças. Uma luz indicadora muda de verde para vermelho para indicar quando a água está pronta para o consumo.

Na última World Water Week em Estocolmo, a equipe idealizadora do Solvatten demonstrou a eficácia do sistema portátil de purificação. Também foram mencionados outros benefícios significativos, como o desenvolvimento econômico e social de regiões pobres.

O carvão, o principal combustível doméstico na favela de Kibera em Nairóbi, no Quênia, utilizado de maneira equivalente para ferver a água, está se tornando cada vez mais escasso devido ao desmatamento, o que gera outros problemas ambientais e de saúde no país e em muitas outras nações. O preço do carvão tem aumentado rapidamente, cerca de 30% a 50%, enquanto o governo tenta controlar o desmatamento ilegal.

Os habitantes do bairro estão inclusive fazendo do Solvatten um pequeno negócio. Uma moradora do local vende cerca de 40 sacos de água por dia por 40 centavos cada. O dono de uma barbearia local diz estar economizando dinheiro ao usar o Sollvatten para purificar a água, ao invés de fervê-la utilizando carvão.

Projetos de sustentabilidade envolvendo o Sollvatten estão sendo encaminhados em 20 países. Os ministros do meio ambiente dos países nórdicos e ONGs locais estão oferecendo subsídios na forma de créditos em benefício do meio ambiente, créditos que tornam o Sollvatten acessível para os moradores locais.

A organização sem fins lucrativos Myclimate está oferecendo uma compensação de créditos de carbono voluntária para empresas e residentes em Uganda. O programa está sendo monitorado pelo grupo conservacionista Eco Trust para assegurar que os créditos estejam de acordo com os critérios e diretrizes que regulamentam a compensação.

O Sollvatten está, inclusive, recebendo reconhecimento na comunidade de energia limpa dos EUA. Foi recentemente elogiado no “Solar Flare Award” que premia empresas, pessoas e programas que auxiliam a causa da energia solar.

Acompanhe acima um vídeo explicativo (em inglês) sobre o funcionamento do produto. Para mais informações, acesse o site oficial.


Veja também


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais