Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Objeto é feito com materiais como bambu, plástico e discos de LED

O designer afegão Massoud Hassani, após observar a ocorrência de muitas mortes causadas por conta de antigas minas terrestres em seu país, dedicou-se a desenvolver uma tecnologia que identificasse com segurança áreas que escondem bombas.

Devido a antigas e atuais guerras, existem milhares de minas terrestres pelo mundo e, de acordo com o site norte-americano TreeHugger, cerca de 20 mil pessoas já morreram em decorrência das explosões dessas minas escondidas.

Durante sua infância, Hassani perdeu muitos brinquedos que eram levados pelos ventos até campos minados sem conseguir resgatá-los devido ao perigo de andar nestas regiões. Isso o motivou a desenvolver uma simples tecnologia capaz de identificar as bombas enterradas no chão e registrar o local para uma posterior varredura.

O sistema Kafon Mine, como foi apelidado, é uma espécie de bola gigante. Trata-se de um dispositivo criado para ser leve a ponto de ser levado pelo vento. No centro da esfera foi instalado um aparelho de GPS para localizar onde a bola se encontra. É nessa pequena central de controle que se instalam varas de bambu equipadas com discos de iluminação LED em suas extremidades. Assim, o objeto mantém o formato de esfera, ideal para regiões com pouca vegetação. Sem contar que os materiais que compõem o Kafon Mine são ambientalmente mais corretos que sistemas eletrônicos complexos de busca de minas.

O “caça minas” pode ser usado em territórios onde bombas ainda não foram identificadas sem que pessoas corram risco de morte. Caso o Kafon Mine exploda ao passar por cima de alguma mina, o sistema de GPS já registra a localização para a área poder ser devidamente limpa. O projeto do designer vai ajudar muitas pessoas que moram em áreas de risco de explosões.

Para ter mais informações sobre o trabalho do designer, acesse seu site oficial. Dê uma olhada no teaser do Kafon Mine:

Imagem: Massoud Hassani


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais