Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Evolução da máquina já está sendo testada pelo criador

A produção de café sustentável está em alta e trazendo consigo inúmeras inovações. Entre elas está Dave Hartkop que desenvolveu uma maneira de produzir o cafezinho que tanta gente adora de maneira sustentável. O sistema é movido por energia solar, uma maneira “limpa” e ecologicamente correta de colocar seu projeto em prática com baixo custo.

Por meio da torrefação, um dos métodos mais importantes na produção do café, já que é nesta fase que o sabor é desenvolvido, os grãos são aquecidos a temperaturas elevadas e colocados em movimento para que não queimem. A maquina de torrefação chamada de Helios 4, segundo Don Clark, do site Wired Java Fantastic, pode ser comparada à mistura de secadora de roupas com máquina de fazer pipoca a ar quente.

Com painéis solares de 10,5 x 10,5 metros que pesam quatro toneladas e espelhos que concentram os raios solares em uma caixa receptora, o ar é aquecido em até 180°C. Todo projeto saiu pelo preço de US$ 65 mil.

Segundo a Revista Popular Science, Dave Hartkop uniu seu interesse pela energia solar e o gosto de seu irmão por café. A Helios 4 é a quarta e maior versão de sua invenção. Porém, seu inventor já esta trabalhando em um novo projeto mais leve e irá mandar a Helios 4 para uma recicladora que reutilizará os painéis solares.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui (em inglês).


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais