Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O projeto sustentável pede arrecadação com um fundo de financiamento coletivo na internet

A empresa Rainforest Connection quer ajudar a evitar o desmatamento ilegal usando celulares reciclados como uma espécie de alarme contra essa prática criminosa.

Com os celulares e um dispositivo que capta energia solar, os aparelhos irão monitorar o som ambiente e detectar qualquer tipo de ruído de motosserras, dando o alerta às autoridades por SMS.

A iniciativa dessa empresa ao instalar esse equipamento evitará que 15 mil toneladas de dióxido de carbono sejam liberadas na atmosfera com o corte de árvores, o que é equivalente a tirar três mil carros das ruas. Também gerará uma utilidade antes não usada para milhões de celulares desatualizados. O equipamento facilita o contato direto de habitantes urbanos com as florestas, pois permite que se possa ouvir em tempo real a “sinfonia das matas silvestres”.

Planejamento e custo

Quanto à segurança dos equipamentos, as chances de madeireiros ilegais encontrarem os dispositivos nas árvores são muito pequenas. Já que quando instalados, eles são camuflados e quase invisíveis na copa das árvores.

O desafio do projeto é alcançar US$ 100 mil. Desse modo, será possível cobrir cerca de 300 quilômetros quadrados de florestas na África e no Brasil. Caso o valor seja ultrapassado, a ideia é tentar viabilizá-lo comercialmente.

A Rainforest Connection oferece diversas recompensas aos doadores, que vão de certificados e camisetas até um modelo do equipamento.

Para conhecer mais o projeto, acesse o site na plataforma Kickstarter e assista o vídeo abaixo:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais