Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aeroporto Internacional de São Francisco, nos EUA, realiza reforma que deve ser finalizada em abril. Muitas novidades da tecnologia verde serão implantadas

Famosa por ser uma das cidades que mais inova em termos de tecnologias sustentáveis no mundo, São Francisco, nos EUA, não poderia ficar atrás quando o assunto é modernização de aeroportos. O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO, na sigla em inglês) está em fase final de reforma, orçada em US$ 383 milhões, e que deve influenciar movimentações adjacentes em outras partes do mundo. Até 2020, o aeroporto planeja ser neutro em emissões de carbono.

As principais alterações ocorrerão no segundo terminal, o T2, que será reaberto em 14 de abril e terá o selo do U.S. Green Building Council’s Leadership in Energy and Environmental Design, mais conhecido como certificação LEED. Com as mudanças, as emissões de carbono devem cair 1,6 toneladas anualmente.

O T2, de 640 mil metros quadrados, será a base para voos domésticos de duas empresas, além de ter a intenção de educar os seis milhões de visitantes anuais do aeroporto sobre atitudes sustentáveis. O diretor do SFO, John Martin, afirma que o novo aeroporto tem o objetivo de agradar os viajantes modernos de hoje e do futuro, que esperam sustentabilidade, conforto e conveniência.

Aeroporto Internacional de São Francisco

Confira as principais inovações do T2 do Aeroporto Internacional de São Francisco:

Redução do consumo de energia

O T2 usa equipamento de iluminação eco-eficiente. Estima-se que 1,6 toneladas de gases causadores do efeito estufa deixem de ser emitidos por ano.

Luz do dia

O novo design do T2 valoriza a luz natural do sol para reduzir o uso das lâmpadas artificiais.

Reciclagem e compostagem

A empresa que finaliza a reforma do terminal reciclou 90% dos materiais de construção e demolição oriundos das obras. Além disso, o aeroporto já tem um sistema de reciclagem e compostagem e exigirá que todas as empresas de alimentos que se instalem no SFO façam compostagem dos restos de comida.

Redução do desperdício

O aeroporto contará com “estações de hidratação” para encorajar os usuários a reutilizarem suas garrafas de água.

Redução do consumo de água

Os novos encanamentos do T2 são muito eficientes. Eles usam 40% menos água do que os encanamentos normais. Além disso, o sistema de encanamento é duplo. Assim, água desperdiçada pode ser reutilizada nos sanitários.

Alimentação verde

Os comerciantes de alimentos do aeroporto se comprometerão a vender comida orgânica sempre que possível.

Materiais sustentáveis na construção

A renovação utilizou materiais reciclados para fazer o piso e usou tintas de baixa emissão. Muitas estruturas do prédio antigo foram mantidas, o que reduziu a pegada de emissões de carbono do projeto em 12,3 toneladas.

Acesso

Haverá o acesso por meio de uma passarela de pedestres para conectar os usuários o sistema de metrô de Bay Area.

Também haverá instalações e obras de artistas mundialmente famosos no aeroporto, playground para as crianças, lojas de varejo, um spa e muitos terminais para plugar laptops, além de conexão wireless gratuita.

Fora do aeroporto

A direção do SFO adotou a meta de tornar o aeroporto neutro em carbono a partir do ano de 2020. Os ônibus que prestarão serviços ao SFO vão operar à base de biodiesel e o aeroporto dará descontos para os usuários que alugarem carros eco-eficientes. Os passageiros também poderão comprar créditos de carbono em um terminal para neutralizar a emissão de suas viagens.

É sempre bom lembrar que o uso de combustíveis para aeronaves é um grande causador de emissões de CO2. Iniciativas como essa são muito importantes, mas ainda não resolvem o problema com esse tipo de combustível.


Fotos: SFO e Michael Townsend

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais