Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Novidade ocorre em academia de San Diego, nos Estados Unidos

Os objetivos de fazer exercícios em uma academia de ginástica são: ter uma vida saudável, perder calorias ou ganhar massa muscular. Resumindo: gastar energia, certo? Pois uma academia de San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos, resolveu reaproveitar o esforço feito pelos seus usuários, transformando-a em energia elétrica.

A Greenasium, academia que busca através de diversas maneiras posicionar-se como amigável ao meio ambiente, possui bicicletas especiais chamadas visCycle, que utilizam o movimento dos usuários para gerar eletricidade. A energia produzida por um equipamento é o suficiente para abastecer os ventiladores utilizados para resfriar o ambiente – o estabelecimento não dispõe de um sistema de ar condicionado. Quando mais de uma pessoa usa uma visCycle, a energia gerada compensa a música, os computadores e as luzes da academia. Quando a energia é gerada em excesso, é aproveitada pela comunidade do entorno.

De acordo com Byron Spratt, o co-proprietário e gerente de negócios da Greenasium, a ideia surgiu a partir da observação de outras academias. “Você começa a pensar que todas as pessoas que frequentam a academia estão queimando energia dupla – a sua própria energia e energia elétrica”, declarou.

Dentre outras iniciativas que tornam a Greenasium uma academia eco-friendly, o local aproveita a luz natural de modo que as luzes são acesas somente à noite, o chuveiro possui baixo fluxo de água, os sanitários possuem duas opções de descarga, o chão é feito de pneus reciclados, molduras dos espelhos e porta-chaves são feitos de materiais recondicionados assim como equipamentos de uso nos treinos (desde que não representem riscos aos usuários), além da academia patrocinar iniciativas para reciclar lixo, decorar seus ambientes com plantas naturais e usar o bambu como alternativa à madeira, quando possível. Saúde para além do corpo, não?

Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br

Veja também:
Corrimão gera energia elétrica


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais