Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Fezes contêm celulose, que pode ajudar no reaproveitamento do papel higiênico

A Applied CleanTech é uma empresa israelense que desenvolveu um método para reciclar papel higiênico usado. Através de uma tecnologia desenvolvida para esterilizar o material, torna-se possível sua reutilização sem nenhum risco à saúde.

A ideia parece estranha, mas também pode ser revolucionária. De todos os tipos de papel descartados, o papel higiênico usado é talvez o mais difícil de ser reutilizado. Porém, as fezes contêm celulose proveniente dos vegetais que são ingeridos pelas pessoas, o que também pode ser convertido em papel reciclado.

Os cientistas que desenvolvem o projeto acreditam que, se a ideia emplacar, cerca de dez por cento de todo o papel utilizado no planeta poderá ser feito desta forma. O projeto funciona apenas com o papel descartado no vaso sanitário, que vão para as estações de tratamento, onde são coletados para a reciclagem (fato comum em países da Europa, mas não no Brasil devido a pouca cobertura da rede de tratamento de água).

O diretor-executivo da Applied CleanTech, Rafael Ahron, alega que a empresa descobriu uma nova fonte de papel que pode ser boa se coletada no ponto certo, isto é, antes do material ser destruído pelas estações de tratamento de água.

Aharon diz ainda que o produto final não apresenta nenhum odor ou qualquer risco de contaminação para o consumidor. Entretanto, sabe que a aceitação do produto não é fácil devido a questões psicológicas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais