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Diversos setores debateram a necessidade de se avançar na implementação real de carros livre de emissões

Ministros e altos representantes da indústria, da sociedade civil e de organizações internacionais pediram uma rápida mudança para veículos zero emissões (VZE) como um componente chave da futura estratégia global contra a mudança do clima. O debate ocorreu na 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), em Paris.

Atualmente, o setor de transportes depende quase que completamente de combustíveis fósseis. Isso contribui aproximadamente com 1/4 de toda a energia relacionada às emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, que deverá crescer ainda um terço, mais rápido do que qualquer outro setor.

Liderando pelo exemplo, alguns países puseram em prática políticas para apoiar a utilização de veículos elétricos. Por exemplo, através de um conjunto abrangente de medidas fiscais e não fiscais, um em cada quatro carros vendidos na Noruega hoje é elétrico; enquanto na China, uma estratégia nacional de duas e três rodas, que começou há dez anos, já resultou em veículos elétricos que substituem motos a gasolina nas principais cidades – com 230 milhões de bicicletas elétricas em uso até hoje. Essas práticas precisam ser ampliadas e replicadas em todo o mundo para alcançar o impacto desejado.

O evento considerou que, já que o mundo ainda vai depender de combustíveis fósseis para fins de transporte por algum tempo, agora é a hora de começar uma mudança global para veículos sem emissões. Esses carros sem emissões estão sendo introduzidos com sucesso em diferentes segmentos de mercado – elétricos de duas rodas, carros privativos e ônibus municipais.

Os participantes pediram por uma abordagem global para a adoção de veículos zero emissões, a fim de garantir o máximo de qualidade do ar e do clima. Organizações presentes no evento prometeram trabalhar em conjunto para desenvolver e coordenar tal estratégia.

Especialistas também reconheceram que esses veículos precisam ser vistos como parte de uma mudança maior rumo a um setor de transportes mais limpo que inclua um melhor planejamento das cidades, transporte público e transporte não motorizado. Um relatório recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, sete milhões de pessoas morrem prematuramente devido à poluição do ar, cerca de metade proveniente da poluição externa.

Citações de especialistas

Dijksma, Secretária de Estado para o Meio Ambiente e Infraestrutura da Holanda, disse: “É empolgante ver que cada vez mais fabricantes de carros de todo o mundo estão desenvolvendo e produzindo veículos zero emissões para um marketing de massa. A transição para uma mobilidade sem emissões é, em minha opinião, invencível e também absolutamente necessária para tornar o nosso mundo mais seguro, sustentável e habitável.”

Fatih Birol, Diretor Executivo da Agência Internacional de Energia (AIE): “Veículos elétricos podem nos trazer um futuro energético mais limpo e sustentável. A AIE mostrou que, se o aquecimento global deve ser limitado a 2ºC, pelo menos um quinto de todos os veículos nas estradas deverão ser elétricos até 2030.”

Ligia Noronha, Diretora da Divisão de Tecnologia, Indústria e Economia do Pnuma, disse: “Chegou a hora de um esforço global para veículos com emissões zero. O contínuo uso de combustíveis fósseis para veículos está custando muito caro – em termos de clima, poluição do ar e economia. Para chegar aos benefícios necessários, precisamos garantir que isso será uma verdadeira mudança global – em todos os países e regiões.”

Joan Clos, Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) disse: “Os VZEs também vão reduzir a poluição local do ar nas cidades com grandes danos à saúde e à economia. A adoção da mobilidade elétrica será mais viável e produtiva se as cidades adotarem planejamento e medidas compactas para melhorar o transporte público.”


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