Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Medida poderá colocar material em posição de destaque perante outros tipos de embalagem

O parlamento europeu reconheceu na última semana a condição de reciclagem infinita do metal, sem degradação e empobrecimento dos recursos ambientais. Dessa forma, a Europa atesta oficialmente que as embalagens metálicas estão inseridas na categoria dos “materiais permanentes” e que contribuem de forma relevante com o desenvolvimento sustentável.

Este avanço se deve à forte campanha da entidade Metal Packaging Europe, que reúne fabricantes de embalagens de aço e de alumínio na União Europeia. Tanto o ferro como o alumínio são elementos químicos infinitamente recicláveis que se renovam conservando suas qualidades, sem riscos de esgotar os recursos do planeta.

Tal reconhecimento pode servir para colocar os metais em posição de destaque em relação aos outros materiais que servem como embalagem.

Brasil

No Brasil, 97% das latinhas de alumínio para bebidas são recicladas. Nas latas de aço o percentual de reciclagem é de 50%. Este índice será elevado rapidamente com a criação da Associação Prolata Reciclagem, iniciativa de 15 empresas do setor de embalagem de aço afiliadas a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço). De acordo com diretores da Abeaço, a Prolata será a primeira instituição no Brasil a trabalhar formalmente dentro das normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entra em vigor em 2014. A associação terá a função de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem de embalagens de aço pós-consumo, além de estimular a coleta seletiva.

Outro dado interessante é que, atualmente, aço e alumínio são os únicos materiais cuja logística reversa é lucrativa, pois o custo de trazer de volta as latas metálicas usadas é menor do que o valor delas. Isso ocorre porque elas são insumos e não resíduos e podem ser reaproveitadas na metalurgia do alumínio e do aço.

Veja também:
Pelo décimo ano seguido, Brasil tem maior índice de reciclagem de latas de alumínio do mundo
Luminárias feitas com reaproveitamento de material


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais