Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Planta neem gera produtos contra pragas e doenças e até itens de higiene pessoal

A árvore Neem, também conhecida como nim, é uma planta de nome científico Azadirachta indica. De origem indiana, a árvore neem e foi trazida para o Brasil em 1982. Como característica peculiar, ela apresenta a capacidade de suas sementes, frutos, folhas e cascas fornecerem substâncias para o desenvolvimento de produtos contra a manifestação de pragas.

As responsáveis pelo sucesso no combate a pragas, animais domésticos e doença de plantas são as substâncias Nimbina, Salanina e Azadiractina. Os produtos que apresentam alguns destes elementos podem agir de diferentes maneiras em insetos, como repelente, inibidores de apetite e inseticidas.

Na pecuária e agricultura, os produtos agem em plantas e animais domésticos contra possíveis pragas e doenças. Graças ao seu uso, gafanhotos, pulgões, besouros, lagartas e outras pragas não atacam plantações e doenças provocadas por fungos e bactérias deixam de agir. Para o uso em animais, os produtos da árvore neem servem como vermífugo, carrapaticida e controle da mosca do chifre dos bovinos. Aos mamíferos, aves e seres humanos esses produtos são inofensivos.

Comum na região do Nordeste brasileiro, por ser de fácil adaptação às condições semi-áridas, resistente às altas temperaturas e à seca, a árvore de neem pode alcançar os 10 metros de altura em poucos anos e produz os seus primeiros frutos entre 2 e 5 anos após o plantio. As flores da planta neem também agradam muito às abelhas no processo de polinização. A árvore gera ainda madeira de ótima qualidade, resistente a cupins e muito usada na construção de embarcações, construção civil e rural, além de móveis.

As sementes da planta neem também têm grande utilidade, já que é delas que se extrai o óleo de neem, que é usado na produção de medicamentos de uso veterinário e humano, inseticidas para a agricultura orgânica e itens de higiene pessoal, como sabonetes, xampus e cremes dentais e para pele.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais