Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Produto é sustentável porque ao reutilizar água de lavagem, a economia aumenta e a pegada hídrica diminui

Consumimos água em abundância para realizarmos nossos afazeres domésticos. No banho, na limpeza de chão e de móveis, para fazer comida, para dar descarga, entre outras tarefas. No entanto, de todas elas, a lavagem de roupa por meio de máquina de lavar é uma das que têm maior consumo do líquido. De acordo com o Naturlink, uma lavagem gasta, em média, 90 litros de água – isso para uma máquina com capacidade de cinco quilos de roupa de algodão. E toda essa água vai embora pelo ralo sem uma nova utilidade.

Para amenizar esse grande desperdício, o designer turco Sevin Coskun criou a “WashUp”, uma lava-roupas acoplada a um vaso sanitário. É um projeto conceitual e que envolve o consumo sustentável. A máquina armazena a água utilizada na lavagem das roupas para reutilizar na descarga do vaso sanitário. Além disso, ela não é um incômodo para banheiros pequenos, pois sobrepõe um mecanismo ao outro.

A máquina de lavar roupas se fixa na parede, acima do vaso, facilitando a vida de quem vai buscar as roupas, pois o usuário não precisa se agachar. No aparelho, há uma interface especial com três botões de controle e mais dois de descarga para uso prático do produto.

A ideia parece excelente. Espera-se que o conceito exerça influência para que se torne realidade e faça reutilizar água uma atividade rotineira. Aproveite para você conferir a sua pegada hídrica, que mede o seu consumo direto e indireto de água.


Fonte e imagens: Core 77


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais