Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

No Vietnã, país de clima muito instável, medida será tomada para amenizar danos a famílias pobres

No Vietnã, país localizado na Ásia e que ficou famoso no período mais “quente” da chamada Guerra Fria, os fenômenos naturais são muito intensos, o que acaba prejudicando a população por diversas vezes. Tempestades, inundações, deslizamentos de terra e secas assolam a vida dos vietnamitas e seus efeitos são ainda piores nas comunidades pobres. A cada ano, centenas de pessoas morrem no país, isso devido à falta de preparo para lidar com esses fenômenos.

Para amenizar os problemas relacionados à perda de moradias por parte das camadas pobres, o escritório local H & P arquitetos criou um protótipo de habitação sustentável e de baixo custo. Utilizando um dos materiais considerados mais sustentáveis do mundo, o bambu, o projeto da Blooming Bamboo Home propõe uma estrutura leve e modular que agiliza e facilita sua construção e não necessita de muitos recursos. Contudo, apesar de leve, o bambu oferece uma enorme resistência, ideal para as necessidades da comunidade da região central do Vietnã, que tem suas casas inundadas ou mesmo destruídas pelas enchentes. Sua estrutura utiliza amarras, âncoras e conexões sólidas para ligar todas as peças e tornar a casa forte o suficiente para flutuar sobre uma enchente e manter as famílias em segurança durante os eventos desastrosos.

Custando cerca de US$ 2 mil, as habitações de bambu foram desenvolvidas para ajudar as famílias pobres a lidar com o clima oscilante sem causar impacto ambiental e contribuir para a estabilização econômica do país, já que, quantias significativas são gastas todo ano na reforma e construção de novas moradias. As construções são modulares (encaixam-se com outras partes para aumentarem de tamanho) e podem abrigar, de acordo com os inventores, até oito pessoas.

Como solução paliativa, o projeto é bem-vindo para diminuir os prejuízos dos atingidos, mas a medida deve ser tomada em conjunto com outras ações, como tentar sanar os problemas com enchentes no país e a devida atenção mundial com os níveis de emissões de carbono, caminho necessário para que a sociedade possa lidar de maneira madura com os problemas relacionados às mudanças climáticas em curso.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais