Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O uruguaio Juan Mozzi estudou durante 12 anos um jeito para realizar o seu projeto

Um novo modelo de bicicletas vem chamando a atenção de muita gente. As bicicletas, produzidas a partir da reciclagem de garrafas PET, são mais leves e resistentes e têm um custo menor do que as do mercado. Só em São Paulo há 2,5 mil pessoas na fila de espera para ter a sua bike sustentável.

A criação das MuzziCycles é do artista plástico uruguaio Juan Muzzi. O artista vinha há 12 anos estudando uma maneira de fabricar uma bicicleta. O primeiro modelo ficou pronto recentemente, há um ano e meio, e desde então a bicicleta é produzida somente por encomenda.

Os quadros das bikes são feitos seguindo o sistema do esqueleto humano, em que todos os ossos são ocos, o que auxilia o organismo a ser mais leve e a ter equilíbrio e firmeza. Foi estudando esses aspectos que o artista projetou a bicicleta, criando as partes internas do quadro com variações do volume de material em alguns locais.

Os benefícios ambientais que a MuzziCycles apresenta são vários: dispensa o uso de tintas e solda, é mais leve do que as bikes normais, não enferruja e tem um andar mais macio, mesmo sem contar com amortecedores – isso por conta do material reciclado usado nas estruturas da bike, que se flexionam e deixam o quadro macio, reduzindo os impactos ao ciclista.

A bicicleta de plástico reciclado custa entre R$250 e R$3mil (entre quadros e bicicletas completas) e o pedido é feito pelo site.

PET no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Indústria do PET (Abipet), foram recicladas, em 2010, no Brasil, 282 toneladas de garrafas PET, um aumento de 60% em relação aos outros anos. O país tem a capacidade de reciclar cerca de 16 milhões de garrafas e, com isso, fabricar 132 mil quadros de bicicleta. Caso isso realmente ocorresse, o Brasil a economizaria cerca de um milhão de quilos de petróleo, reduzindo seu nível de emissão de CO2.


Fonte: Ecod

Veja também


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais