Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Comece a controlar o gasto com a água dentro de casa. A rotina de desperdícios ficará para trás

Não é preciso de muitos argumentos para afirmar que é necessário economizar água, já que se trata de um líquido fundamental para a vida humana. Para começar a economizar, é sempre importante saber como economizar água e quanto você está gastando.

A pegada hídrica tem essa função: ela indica seu consumo direto e indireto sobre a água. Se você parar para pensar, praticamente tudo o que se produz na sociedade precisa de água: alimentos, roupas, papel e por aí vai. Quando compramos um desses produtos estamos consumindo água de forma indireta. Já o gasto direto ocorre no momento em que se abre uma torneira, por exemplo.

A Water Footprint, organização internacional sem fins lucrativos que promove estudos relacionados ao consumo de água, liberou dados que mostram os gastos que se têm ao consumir algumas refeições.

São desperdiçados 15,5 mil litros de água para produzir um quilo de carne bovina. Isso pode ser substituído, já que um hambúrguer de soja de 150 gramas gasta cerca de 160 litros e o mesmo de carne normal precisa de cerca de mil litros. Na produção de um quilo de pão, há uma despesa de 1,6 mil litros de água; em um quilo de açúcar, 1,8 mil litros de água são gastos; e para a produzir um quilo de arroz, 2,5 mil litros d’água são necessários. O gasto relacionado às bebidas costuma ser menor, mas ainda é bem alto. Para o consumo de um litro de leite, são usados mil litros de água e, para a cerveja, são gastos 300 litros.

O mesmo ocorre com tecido: para fabricar um quilo de algodão, são necessários 10 mil litros de água. A saída nesse caso é optar por roupas feitas por fibra sintética ao invés de algodão.

Onde agir

O uso moderado da água deve se dar em todo lugar, desde a escolha de produtos mais ambientalmente corretos. Há ações de desperdício que as pessoas cometem, mas não percebem por fazer parte do cotidiano, como demorar muito no chuveiro, usar a mangueira para limpar o quintal, trocar a água com frequência para a limpeza de piscinas, entre outras.

O Portal eCycle preparou dois guias importantes para evitar o desperdício de água: um mostra como manter o controle do consumo em residências e o outro ajuda os síndicos a administrarem melhor a despesa de água dos moradores, tanto dentro quanto fora de seus apartamentos.

Como evitar o desperdício de água em casa
Guia de economia de água para condomínios: ajude o síndico a evitar o desperdício

Alternativas

Para além de evitar os desperdícios do dia a dia, é possível economizar água alterando estruturas das casas. A água de reúso é outra opção de economia. Se cada pessoa gastar um litro de água de reúso, isso representará uma grande quantidade de água conservada em nossos mananciais. Esse recurso é obtido através do tratamento avançado dos esgotos criados pelos imóveis que têm ligação com a rede coletora de esgotos. A reutilização da água também pode ser feita dentro de casa com o uso de cisternas.

É possível poupar dentro da cozinha e dos banheiros com dispositivos que colaboram para a redução do consumo de água, como arejadores de torneiras, restritores de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios.

Veja o vídeo em que a atriz Bruna Lombardi gravou para uma campanha para economizar água:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais