Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba como fazer o reúso da água cinza proveniente do chuveiro e da máquina de lavar roupa

Usar água de reúso, ou água cinza, é sinônimo de economia contra o desperdício e, junto de outras práticas como a redução no consumo de carnes e derivados animais, é uma forma de preservação ambiental.

A economia de água é uma medida importante para a preservação ambiental. Prestar atenção nos recursos que saem dos seus ralos é o primeiro passo para diminuir sua pegada hídrica (que envolve também a água consumida indiretamente, aquela necessária para a existência dos produtos e serviços que você utiliza).

Usos da água: o que você precisa saber
Como captar e armazenar água da chuva

Boa parte da água utilizada em uma casa é jogada fora com pouquíssimos resíduos e poderia servir de água de reúso em descargas, para lavar pisos, regar plantas ou lavar o quintal. Para a lavagem de 8 quilos de roupa, por exemplo, são utilizados cerca de 100 litros de água, volume suficiente para dar 16 descargas. (Veja algumas dicas de como fazer o reúso de água cinza em condomínios.)

Isso é o que se chama água cinza, um tipo de água de reúso proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro. São aquelas águas que não entraram em contato com águas negras (as misturadas com fezes e urina). Essas águas de reúso ficam com aparências e cheiros diferentes dependendo de sua procedência e de quais produtos químicos estão misturados com elas. (Entenda as diferenças entre água cinza e água negra).

Preparamos um manual para te ajudar a lidar de forma mais consciente com os resíduos hídricos provenientes da sua residência, aprender a armazenar e tratar essa água de reúso e saber onde ela pode ou não ter uma nova utilidade.

Privado: Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Tipos de água cinza

A água de reúso (água cinza) oriunda do banho geralmente tem uma aparência cinza claro. Ela pode conter resíduos de sabão, shampoo e de secreções corporais, como suor e oleosidade da pele. Assim como as demais águas cinzas, podem conter também microrganismos como bactérias, fungos e vírus. No caso das lavadoras, cada etapa de funcionamento (lavagem, enxágue e centrifugação) produz águas de diferentes qualidades e aparências, com possibilidades de reúso distintas.

Principais opções de reúso

Algumas das principais opções para a reutilização da águas cinzas são o uso em descargas sanitárias, limpeza de pisos, paredes, quintal e veículos. É preciso estar atento aos tipos de produtos químicos presentes em cada uma das águas de reúso, para evitar o risco de manchas nos pisos, desgaste na pintura do carro ou contaminação.

Como coletar a água de reúso

A água proveniente da lavagem de roupas na máquina pode ser coletada por meio de cisternas específicas para esse reúso ou ainda com baldes caseiros, variando os tamanhos de acordo com a quantidade de roupa de cada ciclo e o porte da máquina. Qualquer uma das opções deve ser atrelada à saída de água da máquina, podendo ser feita a separação das águas por ciclo ou não.

A água residual do chuveiro também pode ser coletada com baldes e bacias, posicionados em locais com maior volume de escoamento. Se tiver uma banheira, basta recolher a água que ficou dentro após o banho para reutilizá-la.

Depois de coletadas, essas águas de reúso podem ser armazenadas em cisternas ou galões coletores. O importante é que os reservatórios sejam fechados, para manter o mosquito Aedes aegypti afastado, fiquem apoiados em uma superfície plana e longe do contato com crianças. Se o recipiente tiver uma torneira no fundo é melhor – tanto para o reúso da água quanto para sua limpeza.

Uma opção para tratar a água cinza de forma rápida, testada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP, é misturar 5 mL de água sanitária para cada litro de água de reúso armazenada. Isso irá evitar ou diminuir a emissão de odores desagradáveis quando águas cinza-escuras (aquelas com uma maior quantidade de resíduos) forem armazenadas para uso posterior. Mas essa não é uma fórmula totalmente segura, pois para isso seria necessário conhecer detalhadamente a composição de cada água cinza. Baixe aqui o seu Manual completo para reaproveitamento de águas cinzas.

Novo tratamento industrial para a água de reuso

Pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) desenvolveram uma nova maneira de tratar a água de reúso que é muito mais simples, barata e ecológica do que as existentes. A equipe encontrou uma cepa de bactéria, chamada de SND 5, que pode remover nitrogênio e fósforo das águas residuais. Essa descoberta reduz significativamente os altos custos operacionais e a emissão de gases do efeito estufa associados às maneiras convencionais de tratamento.

De acordo com os pesquisadores, a utilização da nova cepa pode economizar cerca de 62% de eletricidade devido à sua menor demanda por oxigênio. Isso é de grande importância, pois o sistema de aeração em uma estação de tratamento de águas de reúso pode consumir quase metade da energia total.

Privado: Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Veja um vídeo (em inglês) sobre o reúso de água cinza no banheiro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais