Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda como e onde descartar as latas de alumínio corretamente

A latas de alumínio podem demorar de 100 a 500 anos para se decompor. Por outro lado, elas têm alto potencial para retornar para a cadeia de produção até o fim de sua vida útil. Isso porque o alumínio é infinitamente reciclável!

O Brasil é um dos países que mais realiza reciclagem latas de alumínio para bebidas. Esse processo ainda gera renda para catadores. Entenda.

Sobre o alumínio

O alumínio é o metal não ferroso mais utilizado pela humanidade. Cerca de 68 metais existentes, é o segundo mais maleável e está presente em diversos objetos. Alguns exemplos incluem computadores, automóveis, talheres, latas de bebidas e bicicletas. Por ser leve, macio, resistente, maleável e resistente à corrosão, ele é bastante usado nas indústrias.

Apesar de ser um metal abundante na crosta terrestre (8,1%), raramente é encontrado livre. Para o obtenção do alumínio, há diversas maneiras. A maior parte delas utiliza a extração de bauxita.

O método mais utilizado atualmente é o de Hall-Héroult, que consiste em um processo elétrico do refinamento da bauxita a elevadas temperaturas e tratamentos químicos. Um dos problemas desse método é o seu elevado custo energético (utiliza-se cerca de 14,5 kW/h para a produção de um quilo de alumínio).

No entanto, após a extração, ele tem inegáveis vantagens. A extração de bauxita ocorre em menor escala. São necessárias cerca de quatro toneladas para produzir uma tonelada de alumínio primário. Por outro lado, a proporção de bauxita é bem maior com outros métodos.

Além disso, o índice de gasto de energia é bem mais baixo na hora da reciclagem dos materiais. Pode-se produzir cerca de 20 novas latas recicladas com a mesma quantidade de energia usada na produção de uma lata feita com minérios virgens!

latas de alumínio em uma geladeira de supermercado
Imagem de Alexander Schimmeck no Unsplash

Como reciclar latas de alumínio?

O alumínio é um dos materiais mais reciclados, um dos motivos é porque sua reciclagem pode ser feita várias vezes sem degradar a qualidade do material (alumínio).

O processo de reciclagem de lata de alumínio é feito a partir do recolhimento da sucata do alumínio por ONGs, cooperativas e catadores. Depois da coleta, as sucatas de alumínio são enviadas aos centros de coletas das indústrias de reciclagem, onde passam por esteiras para que todas as impurezas sejam removidas.

Após a remoção das impurezas, a sucata de alumínio é prensada em fardos. Em seguida, é enviada aos centros de fundição, onde passam por um novo processo de triagem. Depois, as latas são trituradas e passam por um processo químico. Isso acontece para a retirada de substâncias que possam estar presentes no alumínio, como tintas e vernizes.

Após a remoção de todas as impurezas, a sucata de alumínio é colocada em fornos e fundida até alcançar o estado líquido, momento no qual é transformada em lingotes. Por último, a sucata é laminada e vendida para as indústrias de alumínio.

Problemas

Um dos grandes problemas deste processo é o elevado volume de escória produzido. A escória possui um elevado teor de produtos tóxicos e perigosos. Alguns exemplos incluem nitretos, carbetos e metais pesados. Por isso, é classificada como resíduo perigoso pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Contudo, a escória pode ser aproveitada em outras áreas industriais, como a de concreto. O concreto constituído por escória apresenta um maior poder de aglutinação e tempo de secagem muito menor do que o concreto normal. Isso a torna aproveitável.

O Brasil é liderança mundial na reciclagem de latas de alumínio. Com a ajuda do trabalho dos catadores, a taxa de reciclagem de latas de alumínio se mantém acima de 90% todos os anos, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Onde reciclar latas de alumínio?

As latas de alumínio demoram de 100 a 500 anos para serem decompostas. Enquanto isso, a reciclagem desse material ocorre em um tempo bem menor.

O alumínio é um material 100% reciclável e pode passar por esse processo infinitas vezes sem causar a perda de suas características. Para isso, existem muitas cooperativas de reciclagem espalhadas pelo país e muitas indústrias que se especializaram na reciclagem do alumínio.

Para dar esse destino aos itens de alumínio, basta descartá-los no local específico das lixeiras de reciclagem ou seguir a dica abaixo. Lembre-se: sempre opte pelo descarte consciente, com respeito pelo planeta.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais