Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As moscas da composteira estão te incomodando? Saiba como eliminá-las de modos naturais

Se você utiliza uma composteira em sua casa, é possível que algumas moscas de fruta estejam te incomodando devido a desregulações do sistema. A Drosophila melanogaster, também conhecida como drosófila, mosca do vinagre, mosca da banana ou mosca das frutas, alimenta-se das leveduras em frutos já caídos. Estas leveduras geralmente são encontradas em materiais em inicio de decomposição. Sendo assim, as moscas das frutas podem aparecer na sua composteira durante o processo de transformação do material orgânico.

Como resolver este problema? Aqui vão algumas dicas para você deter facilmente a drosófila (mas cuidado para confundi-la com abelhas em extinção, como a abelha lambe olhos):

Composteira
Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Detectar se a umidade está elevada na sua composteira

A umidade deve ser um processo regulado para evitar problemas na sua composteira. Um teste simples para saber se a umidade está alta é apertar a mistura para verificar se há gotejamento de líquido. Se isso ocorrer, coloque mais material seco (folhas secas ou serragem) e revolva a mistura – o conteúdo deixará de ficar tão úmido.

Perceber se há mau cheiro na sua composteira

Quando isto ocorre, é sinal de que há um desequilíbrio no sistema. O mau cheiro e a fermentação são grandes aliados para a atração das moscas. O odor é causado quando o lixo orgânico úmido (em grandes quantidades) excede a capacidade de absorção do sistema, gerando gás metano. Em outras palavras, ele se dá quando ocorre a fermentação.

Minhocasa
Entrevista: composteira caseira é higiênica

Usar repelentes naturais e armadilhas

Também pode haver proliferação de drosophila por meio da eclosão dos ovos já depositados nos frutos que estão sendo compostados. Nesse caso, percebendo presença da mosca das frutas, a dica é utilizar algum repelente natural contra insetos, como chá concentrado de capim limão e óleo de citronela. O chá deve ser borrifado na mistura e o óleo pode ser adicionado nas paredes das caixas pelo lado de fora. Outra informação importante é que temperaturas acima de 30 °C e baixa umidade, durante algumas horas, provocam mortalidade elevada de ovos.

A armadilha natural para a mosca da fruta também funciona como uma alternativa ao uso de inseticidas. Ela é feita a base de atrativo alimentar para “chamar” as moscas e auxilia no processo de controle das mesmas. Utiliza-se também, para capturar a drosófila, armadilha feita com vinagre de maçã e algumas gotas de sabão dentro de uma tigela.

Por último, é bom lembrar

  • Regular a umidade na composteira evita atração de moscas.
  • Não é indicado compostar frutos com furos, ou sinais de “bichado”, pois estes podem conter ovos e larvas das moscas.

Veja mais sobre o tema em outras matérias do Portal eCycle:

Minhocasa
Entrevista: composteira caseira é higiênica
Como é feita a compostagem?
Guia: como é feita a compostagem?
O que pode ser colocado na composteira doméstica
O que pode ser colocado na composteira doméstica

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais