Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda a fazer shampoo caseiro e condicionador natural com ingredientes simples, que causam menos impacto ambiental

Você já pensou em trocar o seu shampoo convencional pelo shampoo caseiro? Pode ser uma boa ideia, já que todos os tipos convencionais de shampoo e condicionador contêm componentes químicos nocivos à saúde humana que podem deixar o cabelo com qualidade indesejada.

Se você soubesse os efeitos que eles podem causar, provavelmente pensaria duas vezes antes de usá-los no seu corpo. Propano, geraniol, parabenos e petrolatos são apenas alguns desses ingredientes indesejáveis que podem ser encontrados, como no shampoo neutro.

Embora a melhor opção se configure em produtos feitos a partir de matérias-primas orgânicas, o custo elevado os torna muitas vezes inacessíveis.

Mas há muitas formas de continuar seus tratamentos de beleza com baixo custo no estilo caseiro e natural. Além disso, o meio ambiente agradece as inúmeras embalagens desses produtos que você vai deixar de descartar!

Seguem algumas sugestões de receitinhas caseiras de produtos para cuidados com os cabelos oleosos e secos:

O que é bom para substituir o shampoo?

Como fazer shampoo caseiro simples e natural

A receita básica de shampoo caseiro é muito simples. Veja só:

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 500 ml água filtrada.

Você pode achar que está faltando algo, mas a receita básica é exatamente essa. A partir dela, demais ingredientes podem ser adicionados para auxiliar na hidratação e proporcionar algum aroma. As opções naturais são muitas, entre elas:

Modo de preparo do shampoo caseiro

Você pode reutilizar uma embalagem de xampu e adicionar todos os ingredientes lá. Misture bem até a completa dissolução do bicarbonato. Caso utilize uma embalagem que possua válvula dosadora, adicione mais 60 ml de água aproximadamente.

Modo de usar

Sugere-se que seja usado uma vez por mês, já que seu uso diário pode ressecar demais o couro cabeludo. Assim propiciando a formação de caspa ou outros eventos indesejáveis. A cada vez que for utilizar, agite bem a embalagem antes.

Coloque o volume de cerca de uma colher de sopa do xampu na palma da mão. Aplique no couro cabeludo esfregando suavemente e em seguida espalhe o produto até as pontas. Depois enxágue e aplique o item seguinte:

Condicionador natural

Por incrível que pareça, você só vai precisar de:

  • Vinagre de maçã diluído (1 parte de vinagre para 4 de água filtrada).

Basta aplicar diretamente sobre o comprimento e as pontas dos fios e desfrutar da suavidade que ele proporcionará. Fique livre para aplicar óleo de amêndoas, óleo de coco ou azeite de oliva caso seus fios sejam dos tipos mais secos. Espere alguns minutos e enxágue.

Receita de shampoo seco natural

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de amido de milho ou amido de mandioca ou batata;
  • 2 gotas de óleo essencial de sua preferência;
  • Canela ou cacau em pó para cabelos escuros (opcional).

Modo de preparo do shampoo caseiro

Misture todos os ingredientes em um recipiente com tampa. Você pode reutilizar uma embalagem de talco, ou até mesmo um saleiro antigo.

Modo de usar

Aplique diretamente no couro cabeludo, podendo usar um pincel de maquiagem caso julgue necessário. Vá espalhando bem nos fios com um pente até que não se perceba mais nenhum vestígio do produto.

Entenda sobre cada componente

Bicarbonato de sódio

Devido às suas propriedades de limpeza, funciona como um shampoo anti-resíduos que remove todo o excesso de resíduos de condicionadores. Além de outros produtos que eventualmente possam existir nos seus cabelos. Isso se deve à capacidade dele de absorver óleos e gorduras.

Trata-se de um produto alcalino de pH em torno de 9 . Ele ocasiona a abertura das cutículas dos cabelos, fazendo com que ele absorva muita água. Se não for neutralizado com um ácido, pode ocasionar quebra e queda dos fios, devido a esse peso excessivo. É aí que entra o vinagre de maçã.

Vinagre de maçã

O ácido presente no vinagre de maçã vai neutralizar a basicidade ocasionada pelo bicarbonato, fechando novamente as cutículas.

Você pode potencializar a hidratação de maneira natural fazendo uso das manteigas vegetais, como a de karité e a de cupuaçu. Saiba onde encontrá-las na sua forma natural aqui.

Pronto! Agora você já sabe como fazer shampoo e condicionador no estilo caseiro. Sempre mantendo a beleza de seus cabelos de forma econômica, eficiente e ambientalmente correta, sem precisar fazer uso de componentes químicos tóxicos.

Aprenda a fazer vinagre de maçã no vídeo abaixo:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais