Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pequenos hábitos pode fazer com que muita energia seja poupada

Economizar energia é uma questão de hábito. Há muitas atitudes que podemos adotar no nosso dia-a-dia que podem se tornar costumes sem muito esforço e que ainda ajudam a preservar o meio ambiente. Dê uma olhada em algumas dicas sobre como economizar energia elétrica:

Ao sair de casa, tire todos os aparelhos da tomada. Eles continuam consumindo energia se não são desplugados. Faça o mesmo em ambientes em que não há ninguém dentro, mesmo quando estiver em casa.

Se morar em prédio, chame apenas um elevador por vez. Só o arranque gasta 10 vezes mais energia do que quando ele está se deslocando. Ou melhor: que tal utilizar as escadas? Assim você faz exercícios físicos e poupa energia. Ao escolher lustres e luminárias, dê preferência aos de cúpula clara que não bloqueiam a eficiência das lâmpadas e gastam menos energia.

Durante o dia, não deixe lâmpadas acesas e aproveite a luz natural do sol. Dê preferência a lâmpadas fluorescentes ou LED, que têm duração bem maior que a incandescente (a LED é mais ambientalmente correta). Ah, e se for pintar a sua casa, prefira cores claras, que exigem potência menor das lâmpadas.

Outra iniciativa importante é evitar o consumo exagerado de energia elétrica no que se chama horários de pico. Entre 18 e 21 horas, o consumo de energia elétrica é muito mais alto do que nos outros horários. Isso porque estão funcionando ao mesmo tempo, além das fábricas, a iluminação pública, a iluminação residencial, vários eletrodomésticos e a maioria dos chuveiros. Evite ligar muitos aparelhos e lâmpadas nesse horário. Utilize-os por menos tempo e um de cada vez e, se possível, escolha outra hora para seu banho.

Ar condicionado, pintura e cozinha

Troque os filtros de seus aparelhos de ar condicionado e aquecedor regularmente para ter mais eficiência e menos desperdício de energia, mas convenhamos que não há nada melhor do que abrir as janelas e respirar ar puro. Pense duas vezes antes de ligá-lo.

Instalar um coletor solar para aquecimento de água é uma boa medida para economizar energia e dinheiro. Ao fechar a torneira quando estiver lavando louça você economiza água e energia em apenas uma tacada e utilize água quente apenas em casos necessários.

Consuma frutas, verduras e legumes da estação. Desse jeito você economiza dinheiro e, indiretamente, reduz os gastos com combustível. Comprar frutas produzidas em sua região também reduz emissão de poluentes, sem contar que há menos perdas de alimentos por manipulação.

Retire os alimentos congelados do freezer com antecedência e deixe-os descongelar naturalmente. Você economiza gás e trabalho. Economize gás de cozinha usando fogo baixo ao colocar a água para ferver e utilize apenas q quantidade necessária. Coloque alimentos duros de molho antes de cozinhar.

Carro

Deixe um dia da semana seu carro em casa (os dias de rodízio são uma boa opção) e evite a emissão de 440 kg de dióxido de carbono na atmosfera se a distância percorrida for de 40 km.

Se o trânsito estiver lento, desligue o motor em paradas demoradas e economiza combustível. Utilize os dois lados das folhas de papel, um material que demanda muita água e energia para ser fabricado.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais